GESTÃO CONTÁBIL


Aliada à gestão financeira – que têm como principal objetivo instruir sobre a correta utilização dos recursos disponíveis na empresa –, a gestão contábil pode indicar novos mecanismos e ferramentas para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Ambas as gestões fornecem ao empresário uma visão mais clara e objetiva do seu negócio, por meio da análise da estrutura organizacional, dos fluxos de documentos e dos controles administrativos. A gestão contábil abrange princípios e conceitos da administração financeira. Ela é fonte de informação para a tomada de decisão do empresário, pois engloba todo o circuito operacional da empresa. Assim, a adoção dos procedimentos da contabilidade gerencial é fator determinante do sucesso do negócio.

A prestação do serviço contábil acontece através da assessoria que orienta na aplicação dos dispositivos legais em vigor, explica os deveres e obrigações da escrituração contábil e informa sobre a importância dos documentos contábeis necessários para a elaboração dos demonstrativos de acordo com as normas contábeis vigentes.

A gestão financeira, por sua vez, é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômico-financeiros decorrentes de suas atividades operacionais; nas micro e pequenas empresas, em geral, essa função é exercida por um dos sócios. O principal objetivo da gestão financeira é aumentar o valor do patrimônio líquido, por meio da geração de lucro líquido decorrente das atividades operacionais. Para a realização dessas tarefas, é necessária a aquisição de um sistema de informações gerenciais que permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando-se os resultados. Entre as principais funções da gestão financeira, estão a análise e o planejamento financeiro, a captação e a aplicação de recursos financeiros, o crédito e a cobrança, o controle de caixa e de contas a pagar e a receber.